quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Geometria na Arte

M. C. Escher concebeu com a ajuda da geometria surpreendentes obras de artes. Apreciar as intrigantes obras de Escher se torna uma experiência interessante, principalmente por que tudo o que é apresentado nunca é exatamente o que parece ser. Tal fato se dá por que seus desenhos são pura ilusão apoiadas em conceitos matemáticos tirados principalmente do campo da geometria. Dessa forma Escher subverteu a noção da perspectiva linear clássica para obter figuras impossíveis de serem construídas em nossa realidade.
Entretanto cabe ressaltar que embora as obras de Escher tivessem forte apelo matemático ele era pouco conhecedor do assunto, conforme abaixo:
“A bem da verdade, Escher sequer foi um bom aluno. Ele mesmo admintiu mais tarde que jamais ganhou, ao menos um ‘regular’ em matemática. Conta-se que H.M.S. Coxeter, um dos papas da geometria moderna, entusiasmado com os desenhos do artista, convidou-o a participar de uma de suas aulas. Vexame total. Para decepção do catedrático, Escher não sabia do que ele estava falando, mesmo quando discorria sobre teorias que o artista aplicara intuitivamente em suas gravuras.” (LOPES, 1998,p.87)

Seus trabalhos estão sedimentados nas leis da perspectiva para produzir surpreendentemente uma ilusão de ótica. Um exemplo simples, a obra “A Cachoeira de Escher".

Nenhum comentário: