domingo, 8 de novembro de 2009

AVALIACÃO EM MATEMÁTICA

A avaliação desempenha um papel de destaque na reflexão e na prática dos educadores que devem estar fazendo uso de métodos e estratégias que visam a promoção de atitudes e competências no aluno. Nesse sentido tanto o primeiro quanto o segundo são necessários para sua formação escolar, preparando-os para a sua inserção numa faculdade e/ou no mercado de trabalho e esta avaliação deve ser vista como uma aquisição de conhecimentos, competências e habilidades no aluno.
O processo avaliativo deve considerar as diferenças individuais, observação e acompanhamento das atividades cotidianas sejam elas coletivas ou individuais e que principalmente as notas e a aprovação não sejam os principais objetivos a serem atingidos com o estudo, mas o desenvolvimento de atitudes e o gosto pela pesquisa científica.
A avaliação não deverá restringir apenas aos testes, mas operacionalizar todos os objetivos da educação matemática, pelo que os alunos deverão ter a oportunidade de demonstrar que são capazes de escolher uma estratégia apropriada para resolver problemas. Polya(1978), autor e referência neste tema, um bom resolvedor, ao resolver um problema atravessa as seguintes etapas:
a) compreensão do problema;
b) concepção de um plano para resolução;
c) execução desse plano e
d) verificação(GESTARll,tp2,p51).
No decorrer de cada etapa o aluno poderá ser interrogado sobre a escolha do método, o processo usado na resolução e os resultados obtidos através da operacionalização e argumentação reflexiva,desenvolvendo no aluno aspéctos procedimentais e atitudinais. Dessa forma o aluno terá um quadro de suas dificuldades e progressos e se responsabilizem pela superação das dificuldades detectadas.
O trabalho em grupo é também um excelente ferramenta no processo avaliativo porque sua dinâmica promove diálogos e confrontos entre os participantes o que permitirá uma avaliação qualitativa dos alunos no decorrer das atividades, principalmente durante a resolução de problemas onde o professor mediará incentivando a oralidade e a formo coma cada participante desenvolve seu raciocínio matemático.
“(...) a avaliação é parte do processo de ensino e aprendizagem. Ela inside sobre uma grande variedade de aspectos relativos ao desempenho dos alunos, como aquisição de conceitos, domínio de procedimentos e desenvolvimento de atitudes”. PCN Matemática(p.17).
Portanto,a avaliação em matemática não deve ser tratada como algo isolado, mas como um processo contínuo e que deve ser pautada numa ação-refleção-ação por parte do educador.

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