terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Radio Web dentro do espaço escolar



 


É impossível não estar sensível a tudo o que acontece no mundo hoje no que diz respeito às tecnologias da informação. A informação é propagada de diversas maneiras. A escola deve estar atenta nesse sentido procurando equipar-se com essas tecnologias de forma que possa compor um programa de trabalho mais contextualizado e envolvente. Sendo assim o envolvimento dos diversos segmentos dentro do contexto escolar provocaria uma maior interatividade e interdisciplinaridade redundando, sobretudo no desenvolvimento do aluno e a democratização do conhecimento junto à sociedade.
            Nos dias atuais as tecnologias da informação são cada vez mais acessíveis para todas as classes sociais. Ela está em toda parte quer seja na Internet, em celulares ou em canais digitais. Os filmes, as músicas, arquivos, programas tudo disponível de uma forma fácil e nunca imaginado antes. Os jovens alunos utilizam muito essas tecnologias, através de e-mails, programas, downloads de músicas, jogos 3d, etc.
Vale ressaltar que as redes de computadores, segundo Clodoaldo Tschöke (Apud LIU2000), foram desenvolvidas para interligar computadores em diversas localidades objetivando compartilhar e estabelecer dados e comunicação. No início a maioria dos dados que circulava pela Internet era textual, diferente de hoje, pois com o avanço da multimídia e das tecnologias de rede, fazer a transmissão multimídia tornou-se algo muito importante na internet.
Além dos aspectos anteriormente citados, observa-se o crescente avanço das tecnologias que permitem o tráfego de informação que segundo Clodoaldo Tschöke  (apud Ross, 2001) informa que,
os últimos anos testemunharam um explosivo avanço no desenvolvimento de aplicações de rede que transmitem e recebem conteúdo multimídia pelo Internet. Novas aplicações, também conhecidas como aplicações de mídia contínua, como entretenimento, telefonia IP, rádio pela Internet, sites multimídia, teleconferência, jogos interativos, mundos virtuais, ensino à distância e outros, são anunciadas diariamente.
           
A idéia de uma escola longe, isolada dessas tecnologias é uma coisa difícil de ser sustentada, tanto que a maioria já dispõe de laboratório de informática com acesso à Internet. E outras possuem também laboratórios completo de rádio bem como os programas (softwares) que podem ser operadas na plataforma da WEB.
            Uma rádio web nesse contexto é fundamental para que o equipamento possas ser plenamente utilizado. Um passo óbvio seria o envolvimento da comunidade escolar (Direção, Coordenação, Professores e alunos) nas atividades de desenvolvimento e elaboração de programas voltados para a sociedade e a comunidade escolar (as escolas em outros bairros). Tal envolvimento resultaria num maior aprendizado dos alunos, na interdisciplinaridade na escola bem como numa interatividade com a sociedade.
            Assim, como cita o texto de Marciel Consani apresentado no ambiente virtual do e-proinfo em relação a importância desse veículo de comunicação na escola em um a dinâmica de trabalho coletivo: “o “receptor ativo” pode transformar-se também em “comunicador criativo”, caso tenha condições de aprender e de vivenciar novos modos de fazer comunicação.” Está aí um dos importantes objetivos na implantação e efetivação deste importante meio de comunicação interativo e de aprendizagem tanto individual, quanto na coletividade no ambiente escolar com o envolvimento de todos.