domingo, 8 de novembro de 2009

IMPORTANCIA DA GEOMETRIA

Nos dias atuais se existe um assunto no ambiente escolar que tem assumido grande importância no cotidiano das pessoas, uma delas é a geometria, quer seja pela melhor noção de espaços que ela proporciona como também pelo dinamismo que permite ao educador através de métodos de ensino melhor aprendizagem no que diz respeito às práticas escolares. Outrossim, tal possibilidade só nos são possíveis graças ao seu longo histórico que tem contribuído para a sua afirmação ao longo dos tempos.
Quando se fala de sua importância enquanto noção de espaço, basta olhar em volta e verificar a beleza e o dinamismo com que os arquitetos e engenheiros têm utilizado para criar projetos de rara beleza. Tais possibilidades são permitidas através da utilização de cálculos e regras que estão baseadas no estudo da geometria.
No que tange ao meio escolar e as formas de ensino aprendizagem, a geometria se ministrada através de processos dinâmicos, vem facilitar sobremaneira o aprendizado do educando. Sobretudo, se aplicada de forma prática através de montagem de sólidos, origamis, maquetes e brincadeiras como o tangran e o Karajá (jogo de cordinha que forma desenhos geométricos). Dessa forma amplia a compreensão da Geometria Espacial – que mede o espaço ocupado por um corpo baseando-se em sua altura e largura, Geometria Plana- que calcula as superfícies planas (retas) como a área de um campo de futebol e a Geometria Analítica- que sistematiza através de fórmulas e cálculos o estudo de objetos em movimento tal como a trajetória que um satélite percorrerá se lançado no espaço.
Ao longo do tempo a geometria vem se afirmando cada vez mais através de sua utilização na astronomia, arquitetura e construção e hoje mais do nunca através da computação gráfica e o desenvolvimento de softwares baseados na mesma, tais como a computação gráfica e os games sofisticados bem como em profissões como, por exemplo, a de um diagramador que para determinar qual vai ser a altura da foto dispõe de dois métodos para fazer uma redução: um geométrico e outro aritmético.
Por tudo isso apresentado pode ver o quão imprescindível a geometria tem se tornado para os dias atuais. No trabalho, na escola e no dia a dia, ela tem aplicações dinâmicas que tem permitido melhorar a vida das pessoas e, como diria Kant “A Geometria é a ciência de todas as espécies possíveis de espaços”.

7 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Muito bom. Me ajudou.

Unknown disse...

Obrigada ♥ me ajudou tbm !

Unknown disse...

tobb

Unknown disse...

Ótimo, tirei minhas duvidas.
Obrigada

Unknown disse...

👏👏👏

Unknown disse...

👏👏👏